Assuntos

Domingo no parque: Equipe JÁ colorindo Jundiaí

por Estela Marcondes, 14 de abril de 2014
,

Ontem, o Parque da Cidade, em Jundiaí, estava mais colorido. Quem olhava o grupo de longe não entendia bem o que estava acontecendo: crianças uniformizadas com balões coloridos nas mãos e colocados por dentro de sua camiseta, para simultaneamente facilitar seu transporte e não perder a piada de criar uma barriga falsa (que, mal sabem eles, poderá ser o pior dos pesadelos daqui a umas vinte ou trinta sopradas de vela de aniversário), com cartazes coloridos, correndo, dando risada, abordando as pessoas que passeavam pelo parque. Muitos transeuntes passavam longe, dizendo que estavam sem dinheiro. Mas quem utilizava alguns segundos do seu precioso tempo de passeio de domingo no parque e parava para olhar, percebia que aquilo não tinha nada a ver com contribuições financeiras. O grupo estava segurando cartazes com os dizeres “balão da ação” e “abraços grátis”.

ja3

Trata-se da Equipe JÁ, os “Jovens em Ação”. Não faz muito tempo, esta molecada foi pauta do NSG (ainda não leu? Ainda é tempo! Clique aqui, ó). Neste domingo eles fizeram a primeira ação 100% planejada pelos sonhos deles próprios por um mundo melhor, sem a participação dos pais, dos irmãos mais velhos ou daquele tio que sempre tem ideias incríveis. Não que este suporte de “gente grande” não seja imprescindível para um grupo no qual o integrante mais novinho ainda está lutando para escrever seu nome sem pular nenhuma letra, missão heroica em se tratando de um guri de cinco anos. Sem dúvida, estes pais GIGANTES (que estão espalhando sementes poderosas através de seus pequenos) ainda podem e devem oferecer um suporte ao grupo por alguns pares de anos, até que a Equipe JÁ possa alçar voos sem “paraquedas”. Mas o grande feito do que aconteceu ontem em Jundiaí foi a molecada perceber a força que eles têm e que seus sonhos para mudar o mundo, por mais malucos que aparentem ser, podem ser poderosos.

ja2

Isso também foi possível quando um grupo de Guerreiros Sem Armas (também não leu? Ok, ok… É só clicar aqui) se juntou aos Jovens em Ação para ajudá-los a descobrir, com muita diversão e brincadeira, quais eram, de fato, os sonhos DELES. Em uma dinâmica no qual cada um criava um personagem “super-herói” para si próprio, por exemplo, surgiram ideias tão engraçadas quanto incríveis como o “Homem Batata”, com o superpoder de tirar batatas do bolso e distribuir para as pessoas para acabar com a fome do mundo. Ou ainda, o “Jogador de bola”, que começa uma partida de futebol em um ambiente em que alguém estiver triste, para alegrar o sujeito. A partir de então, foram identificando pouco a pouco que uma grande característica da equipe era a vontade de mudar o mundo espalhando a diversão e a brincadeira, além do desejo de aumentar suas ações até começarem a contagiar outros grupos internacionais de crianças e desenvolverem ações em todo o mundo. É… eles não sonham pequeno, definitivamente.

Após alguns encontros dos Guerreiros com os Jovens em Ação, ficou combinado o evento de ontem. A preparação dos cartazes e do que eles fariam, além do grito de guerra e da música da equipe. Tudo feito por eles, que se dividiram em equipes de organização: quem cuidaria da divulgação e das fotos, quem confeccionaria os cartazes e por aí vai. Dentro de balões coloridos, colocaram papéis com frases como “conte-nos um evento alegre da sua vida”, “elogie o sorriso de alguém”, “converse com alguém que você não conhece”, “dê um abraço em alguém” – também ideia deles. O plano era oferecer abraços às pessoas que quisessem e, de forma divertida, oferecer um balão para que a pessoa abordada estourasse e cumprisse a “missão” que estivesse dentro. O resultado disso foi a divulgação do grupo pela cidade, muitos (muitos mesmo) sorrisos arrancados – até mesmo dos mais sisudos homenzarrões que já passavam dizendo “não, não tenho dinheiro”. Muitas histórias de vida de adultos compartilhadas com aqueles pequenos encantadores jovens e um domingo, no mínimo, especial. Parabéns aos Jovens em Ação, que estão começando a escrever páginas lindas de uma história que vai longe… vida longa e sucesso ao grupo! Arrasaram, pessoal!

Gostou? Confira aqui o vídeo feito pela Gabi, de onze anos, e curta a página deles no Facebook, desenvolvida pelo grupo da divulgação:

Estela Marcondes

Estela Marcondes é Terapeuta Ocupacional, acompanhante terapêutica e encantada pelas "linguagens" do mundo, além da verbal. Algumas vezes pensa que a palavra foi inventada por alguém que estava com preguiça de usar os outros sentidos para dizer como se sentia. Adora LIBRAS, dança, trabalhos manuais, música, observar demonstrações explícitas de carinho e elefantes!

More Posts

Comentários