Assuntos

Os melhores (e piores) hambúrgueres vegetarianos de SP

por Fernanda Miranda, 24 de fevereiro de 2014
, , , ,

Nada de hambúrgueres de picanha, carneiro, calabresa ou filé mignon. Este post é destinado exclusivamente às delícias redondas feitas de soja, grão de bico, banana verde e muitos outros ingredientes que você jamais imaginaria que ficariam suculentos dentro de um pão!

O Não Só o Gato percorreu nos últimos meses os quatro cantos de São Paulo atrás dos melhores hambúrgueres vegetarianos da cidade. Dos tradicionais restaurantes da zona leste, às fartas e recheadas opções da zona norte; dos leves hambúrgueres da zona sul ao característico sabor da zona oeste, tivemos a difícil tarefa de listar, dentre todos, os seis melhores restaurantes da cidade.

É claro, não somos entendedores de gastronomia e nem temos a pretensão de sê-lo. A lista baseia-se no gosto pessoal da ala vegetariana da equipe do site, pessoas que acreditam (e vão provar) que vegetarianos não passam vontade na hora de comer. Bom apetite!

OS SEIS MELHORES

6º) “X Picanto Veggie Burger com Jalapeños” do A Chapa

hamburguer5

 

 

 

 

 

 

No A Chapa, pertinho da av. Paulista, há um cardápio extenso para os vegetarianos. Provei o X Picanto Veggie Burguer com Jalapeños, considerado pela Playboy o melhor hambúrguer vegetariano da cidade. Na minha opinião, longe de ser o melhor. O Picanto é feito de tofu com temperos picantes e é servido no pão sírio com pimentas jalapeñas e tomate. Ponto para a maionese da casa, que também vem no hamburgúer. Mesmo assim ele poderia ser mais suculento. O sanduíche é bastaaante picante. Não recomendado para estômagos sensíveis.

5º) “Vegetariano I” do Paulista Burguer

hamburguer6

O Paulista Burguer é um restaurante que abriu recentemente na nossa querida rua Augusta. O espaço é gostoso, pertinho do Espaço Itaú de Cinema, ideal para um lanche antes ou depois de um filme! :) No restaurante, há duas opções vegetarianas: o vegetarino I e II. O II é uma opção para quem quer substituir qualquer hambúrguer do cardápio pelo de P.T.S (proteína de soja). Eu fui de vegetariano I, pão integral tipo ciabatta recheado com as maravilhas: cogumelo Shitaki, tomate confitado, berinjela e abobrinha grelhadas no azeite, tomate caqui fresco e queijo tipo Reino. Muuuito suculento. Como cada fatia dos ingredientes citados vem bem servida, dá pra sentir aquela explosão de sabor.

4º) “Hambúrguer vegetariano”, do St. Louis Burguer

hamburguer4

 

 

 

 

 

 

O St. Louis, nos Jardins, faz um dos melhores hambúrgueres da cidade. Alguns dos meus amigos são apaixonados por lá. Mas quando eu comia carne eu preferia a do 210 Diner. O hambúrguer vegetariano do St. Louis, que leva ingredientes como arroz integral, cogumelos, mussarela light, aveia e proteína de soja, pode ser incluído em qualquer lanche da casa pelo acréscimo de 2 reais. Uma boa pedida é colocar o hambúrguer vegetariano na opção Blue (gorgonzola, rúcula e chutney de cebola) ou na Champ (cogumelos e queijo suíço).

3º) “Quitandinha”, da Lanchonete da Cidade

hamburguer3

 

 

 

 

 

 

 

Hambúrguer vegetariano com um mix de cogumelos, legumes grelhados e especiarias, coberto com mussarela de búfala, tomate caqui, rúcula e pesto de manjericão, servido no pão preto. Sério. Eu já comi esse hambúrguer inúmeras vezes, e a cada experiência me apaixono mais e mais. Tudo é uma delícia: o hambúrguer bem temperadinho, os legumes, o queijo! Para, para! Estou com água na boca. Provem!

2º) “Cheeseburguer vegetariano”, do Mr. Mill’s

hamburguer2Folha de S. Paulo

 

 

 

 

 

Eu conheci o Mr. Mill’s por acaso. Estava passando na rua Abílio Soares, no Paraíso, morrendo de fome, e resolvi entrar. Desde então, eu vou no Mr. Mill’s pelo menos uma vez por semana. O vegetarino de lá é feito de hambúrguer de banana verde com proteína de soja. SEM DÚVIDA foi por muito tempo o meu favorito. Foi difícil decidir entre este e o primeiro lugar. Sempre peço o hambúrguer com salada, já meu namorado prefere o de cebola com shoyo. Mas confesso que este seja talvez o hambúrguer menos “refinado” da lista. O pão despedaça um pouco e o sanduíche precisa ser comido com garfo e faca, se não desmonta tudo. Mas quem se importa?

And the winner is… :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)

1º) “Hambúrguer vegetariano”, do Bar Riviera

hamburguer1

 

 

 

 

 

 

 

 

O cardápio do Bar Riviera, criado pelo chef Alex Atala, é de matar. Os petiscos, pratos e drinks estão sempre impecáveis. Eu poderia falar dos meus favoritos, mas vou me concentrar em comentar somente sobre o divino hambúrguer vegetariano de lá, feito de cogumelo portobelo, mussarela, rúcula, tomate e pesto. Parece simples, e de fato é: a riqueza desse prato está na simplicidade, no rigor e qualidade dos ingredientes, e na maneira que ele vem servido. Um prato delicado, saboroso, que assim que provei sabia que era merecedor da medalha de ouro do NSG.

OS TRÊS PIORES

Assim como provamos hambúrgueres deliciosos nos últimos meses, do mesmo modo tivemos grandes decepções degustativas. Abaixo, a temerosa lista de redondas vegetarianas que sugerimos que você, meu caro amigo, não deve perder seu tempo em provar.

3º) “Hambúrguer vegetariano”, do Burger 700

Não chega a ser um desastre, mas é sem graça. Sem mais.

2º) “Hambúrguer vegetariano”, da Lanchonete Dizzy

O hambúrguer tradicional já é inferior ao do seu vizinho mais famoso, o Marques Hamburguer. O vegetariano é fraquíssimo.

1º)Hambúrguer vegetariano”, do The Fifties

Fuja! Vá para o local mais longe possível e esconda as crianças dessa coisa despedaça e sem gosto que o Fifties teve a pachorra de chamar de hambúrguer vegetariano. Eu, que nunca fiz um hambúrguer caseiro, tenho certeza absoluta que faria um muuuuito melhor. Decepção total, ainda mais vindo de uma rede tão famosa.

Se você quer viajar para São Paulo ou qualquer outra cidade e ter a experiência desses e de inúmeros outros lugares, fale com a nossa agência de viagens do Não Só o Gato! Mande um e-mail para o viagens@naosoogato.com.br 

Fernanda Miranda

Recém-formada em jornalismo e editora do Não Só o Gato. Ama história em quadrinhos, os textos da jornalista Eliane Brum, as trilhas sonoras dos filmes do Woody Allen e azeitonas.

More Posts

Comentários