Assuntos

Mais corpo, menos neurose

por fesigiliao, 27 de março de 2013
, , ,

Muita gente se lembra, mas talvez não se dê conta que faz tanto tempo. Há quase dez anos a Dove lançou um estudo global que explorava a relação que as mulheres têm com a beleza. Os resultados foram bem surpreendentes e, entre todo universo pesquisado, apenas 2% das mulheres se consideravam bonitas. Uma loucura e informação suficiente para lançar a campanha pela real beleza, que contestava os atributos “padrão” necessários para ser bonito.

Apesar de passados tantos anos, o estereótipo do corpo perfeito ainda é constante na mídia e na cultura popular, mas um movimento de contracultura vem ganhando força na internet e fora dela. Eu entendo contracultura como todo movimento de contestação dos valores vigentes e de recusa de adaptação aos padrões de comportamento da sociedade. É o caminho contrário, é o anti-rótulo e a celebração do estilo próprio. E há alguns meses conheci três manifestações artísticas contra a ditadura dos corpos perfeitos. Relacionando o corpo, a arte e a importância de não nos importarmos com os padrões de beleza atuais.

Jorge Bispo - Apartamento 302

Jorge Bispo – Apartamento 302

O Apartamento 302 é um Tumblr criado pelo fotógrafo Jorge Bispo, conhecido por fotografar diversos famosos e realizar editorais para revistas como Rolling Stone, Monet e Trip. O projeto do Tumblr começou de maneira informal e a ideia era fotografar de forma natural e espontânea mulheres nuas, contra a parede branca de seu apartamento, com luz natural. As fotos, em preto e branco, são lindas e, com um cenário tão secundário, destaca a beleza do corpo de cada mulher, imprimindo suas personalidades e tornando cada foto da sequência única e completamente diferente da anterior. As primeiras modelos foram amigas e conhecidas do fotógrafo, mas logo o projeto foi tomando proporções maiores, e diversas anônimas passaram a se candidatar também. Por enquanto a ideia é manter o projeto na internet mas, talvez no futuro, se tornar exposição.

Jorge Bispo - Apartamento 302

Jorge Bispo – Apartamento 302

Nu Project

Nu Project

Ainda na mesma proposta da fotografia do nu de anônimas com corpos reais, surgiu nos Estados Unidos, o Nu Project. Uma série de ‘honest nudes’ como eles mesmos chamam, que começou em 2005 e já passou pela América do Norte e pela América do Sul fotografando mais de 150 mulheres. A diferença entre Apartamento 302 e o Nu Project, é que neste projeto as mulheres são fotografadas em suas casas ou ambientes do seu cotidiano. O elemento “espaço” é mais presente e ajuda a construir suas histórias. O Nu Project está virando livro com previsão de lançamento ainda este ano e conseguiu seu financiamento com a força da rede, através do site de crowdfunding Kickstarter. Em apenas um mês, eles conseguiram levantar USD 48,807, tendo a participação de mais de novecentos apoiadores.

Nu Project

Nu Project

A super polêmica Márcia X, cujo trabalho envolve o conflito entre o sagrado e o profano, e que pude ver exposto no MAM do Rio de Janeiro em fevereiro, criou uma performance que, na minha visão, criticava bastante as privações necessárias para ter o corpo perfeito. A performance se chama “Pancake”. A artista em pé, dentro de uma bacia de alumínio, derrama 22 litros de leite moça sobre sua cabeça e corpo, e em seguida, abre um pacote de granulados coloridos colocando o conteúdo em uma peneira, e aí peneira os confeitos sobre sua cabeça e corpo. As interpretações dessa performance são múltiplas, mas não pude deixar de pensar na relação entre tomar banho de doce em resposta a privação de poder, de fato, comer o doce. Por fim, a artista toda coberta parece suforcar-se. O leite condensado, assim como maquiagem, em excesso, parece deformar. Associei aos forçados rituais do universo feminino, aos hábitos, ao consumo e as privações necessárias para ser perfeito.

Márcia X

Márcia X

A verdade é que mulher bonita é aquela que se sente bonita, independente de cor, peso, tipo de cabelo ou imperfeição. O segredo é não depender do olhar do outro, e na maioria das vezes é preciso que parta de cada um a coragem de tirar a roupa, de se deixar clicar na pose que ‘desfavorece’, e de ser feliz sendo quem se é. Afinal de contas, todo mundo tem defeito e como diz Chico Buarque, perfeita mesmo, só a bailarina. 

Márcia X

Márcia X

 

Fernanda Sigilião

Fernanda Sigilião é publicitária e atualmente mora em Londres. Fã de Beatles a Coltrane, além de música, também ama viajar. Se interessa por arte em geral, sociologia e filmes antigos, já viu ‘A Noviça Rebelde’ mais vezes do que é socialmente aceito.

More Posts

Comentários