Assuntos

Zicartola: roda de samba, comidinhas da Dona Zica e documentário

Nosso no Projeto Narrativas vai reviver um pouquinho do Zicartola em Pinheiros

por Adolfo Caboclo, 23 de janeiro de 2017

Foi em 1963 que a Rua da Carioca, na Cidade Maravilhosa, ganhou um novo bar fundado pelo casal Dona Zica e Cartola: o Zicartola.

Por lá, Dona Zica, mulher forte e com um talento gastronômico divino, fez seus quitutes que atraíram malandros, intelectuais e inúmeros apreciadores da fina flor do samba. Enquanto isso, seu marido Cartola comandava rodas ao lado de Nelson Cavaquinho, Ismael Silva e Zé Kéti. Foi naquele local que Paulinho da Viola ganhou o seu primeiro cachê.

O Zicartola fechou em 65, mas sua narrativa será recordada pela eternidade.

O Coletivo Não Só o Gato, em parceria com o Coletivo Digital, tem o prazer de realizar o seu primeiro Projeto Narrativas, buscando contar um pouco da história do maravilhoso bar Zicartola através de um papo com a historiadora Kathleen Hoepers – editoria Samba em Rede, do Catraca Livre – e também através de receitas de comidas típicas feitas por Dona Zica, cerveja gelada e, claro, uma roda de samba tocando muito Cartola.

Após o samba, também teremos a apresentação do documentário “Batuque Paulista: a trajetória do samba de São Paulo, do rural ao urbano” e um papo com seus diretores, Thaís Lopes e Lucas Pena.

Dia: 11/2
Local: Coletivo Digital – R. Cônego Eugênio Leite, 1117 – Pinheiros, São Paulo – SP
Início da roda de samba: 15h
Início do documentário: 18h

Adolfo Caboclo

Comunicólogo, pós-graduado em administração e em neurociência e psicologia aplicada. É um dos fundadores do Coletivo Não Só o Gato, do Movimento Cidade Lúdica e do Cia Suspirada de Palhaços Amadores.

More Posts

Comentários