Assuntos

Happy hour a bordo

por Adolfo Caboclo, 12 de dezembro de 2012
, ,

Certa vez entrei em um taxi e então, como de costume, comecei a papear com o senhor que dirigia. Na ocasião estava voltando de uma reunião para a “firma”, com a cabeça cheia de problemas tão maiores que a minha maturidade, e foi aí que me surpreendi quando o já “cascudo” motorista me perguntou: você sabe por que estou sempre feliz? Fiquei olhando para aquele homem, com pelo menos três décadas vividas a mais que eu – de pele jambo, cabelos grisalhos e tantos traços de vida no rosto. Ele acabara de me oferecer a fórmula do conforto entre um papo sobre suas filhas e o gol do Neymar. Como assim? Naturalmente, respondi que não sabia o que o tornava tão felizardo. Foi então que ele me olhou cheio de moral, estufou o peito grisalho e disse: “porque eu tomo, todo dia, uma no bar”. Antes que eu deixasse de levá-lo tão a sério, o homem completou: “mas só uma, porque você não vai ao bar pra beber…”. E começou a se explicar. Disse que no serviço não somos nós mesmo e que lá acumulamos uma série de coisas que não se deve levar pra casa. Que todo dia, há mais de 40 anos, no final do expediente ele toma  uma “gelada” antes de ir pros braços da esposa. As mandigas recebidas, olho gordo, problemas, irritações e tudo o que absorve em seu serviço, fica no botequim.

Fernanda Miranda | Não Só o Gato
Claro, não é sempre que se deve ir pro bar, mas nesse dia eu entendi que Happy Hour é coisa séria. Seríssima. É um divisor de águas de alguns dos nossos dias e não damos o devido valor. É no embalo desse  “ode às 18 horas” que vou falar de um dos meus melhores “happies”, so happy.

Um lugar que tem a serpentina e a pressão, certinhas. Que te oferece uma primeira “golada”, que irriga a seca que o dia provocou, como tem que ser oferecida. Que você sente o chão balançar logo quando chega. Literalmente. Estamos falando de um barco, o Tottershall Castle, que com seus 74 anos de vida recém-completos, receio que seja mais “vivido” e rodado que o amigo taxista.

Os leitores de Manaus, Buenos Aires , Melbourne e de outros lugares do mundo que acompanham este site e estão acostumados com “cachaçadas” fluviais, marítimas e lacustres me perguntarão o que faz esta maravilha da construção naval ser tão diferenciada e eu já começo apontando o “bê a bá” do botequim. Pelo cardápio descente, com vários tipos de chope bem tirados, acepipes de primeiríssima linha (destaque positivo para a pizza de parmesão com azeitonas, nem acreditei que estava na Inglaterra), tudo isso com um preço, algumas vezes, até inferior aos outros bares da região e, é claro, outras coisinhas mais que descobri nesta 2ª feira.

Minha semana começou “arretada”, como uma “segundona” deve começar. E caminhava para seu final melancólico, quando tocou o celular. Um sotaque tcheco falava do outro lado da linha. Era meu amigo Martin, que se tornou um grande parceiro na produção das últimas matérias desse site, me chamando para fazermos alguma coisa com as respectivas namoradas, e aí me bateu a vontade de dar uma “passadinha” no Tottershall, que sempre me “piscava” durante minhas caminhadas às margens do Tâmisa e eu sempre “me fiz de difícil”.

Fernanda Miranda | Não Só o Gato
Chegamos lá por voltas das 18:30h. Parecia um barco fantasma. Com toda razão, pois enquanto escuto reclamações de calor pelos Facebooks da vida sinto Londres oscilar entre dois e zero graus. Nas margens do rio a sensação térmica com certeza era abaixo de zero, porém esse barco, mesmo no frio, é lindo. Mesas e cadeiras dispostas em frente ao London Eye, ao lado do Parlamento. Fácil entender porque tanta gente fala que no verão este lugar é “coisa de cinema” e não se consegue reservar uma mesa para o réveillon mesmo com meses de antecedência. Trata-se do local mais bem posicionado para se observar as maiores atrações do Reino Unido.

Com o vento chicoteando o rosto, vimos uma plaquinha que indicava o pub ao descer as escadas, rumo ao interior da nave. Lá dentro passamos por um corredor, com uma enorme janela que serve de vitrine para o enorme e hibernante motor da embarcação.  Logo depois, o salão e todos os seus fetiches já comentados ostentava um cartaz em sua porta divulgando que todas as primeiras segundas feiras do mês e aos finais de semana rola um stand up comedy a bordo, e aos finais de semana, depois das gargalhadas, a música toma conta do ambiente e vira uma festa- imagina uma noitada com esse visual.

Os caras, de fato, sabem aproveitar um ambiente ($$$). Reservam também a embarcação para reuniões, palestras e festinhas. O que não condiz com o meu sentimento ao escrever essa matéria, pois a bordo do Tottershall Castle senti uma paz muito grande. Paz de quem foi bem atendido, teve um papo maravilhoso com amigos, e sentou em uma mesa que, provavelmente, era a única que não falava inglês com sotaque britânico, – fato inédito aos meus ouvidos desde minha chegada na “London, London”. Felicidade que veio exatamente como aquele taxista profetizou, porque  joguei tudo que tinha me impregnado durante o dia no chão do boteco, nas águas do rio e fui pra casa. Em paz. Levando só o que era pra levar: algumas conquistas por dentro e um profundo amor pro dengo.