Assuntos

Mercado El Rastro

por Fernanda Miranda, 16 de abril de 2013
, , ,

Aqui no Velho Mundo, mais especificamente em Madrid, as flores timidamente estão começando a brotar. De um mês pra cá as árvores da rua onde moro mudaram do tom marrom ao verde, e as mesas de bar, antes sufocadas pelas suas paredes, estão agora dispostas ao ar livre. A primavera de sol, cores e tempo bom começa finalmente a permitir muita programação pelas ruas da cidade, e já neste fim de semana fiz um passeio digno de domingo de sol madrileno. Visitei o Mercado El Rastro, um programa feito tanto pelos turistas quanto à quem vive aqui.

O Mercado acontece todos os domingos e feriados no bairro La Latina, das 9h até por volta das 15h, e por isso acho que a época ideal para ir é agora num clima mais ameno, pois como diria os espanhóis: “Madrid, 9 meses de invierno, 3 meses de infierno”, e creio que nem uma manhã de domingo do inverno rigoroso daqui nem o calor infernal do verão sejam adequados para tal passeio. Cheguei por volta das 10h, outro ponto importante, pois a partir do meio-dia já é um pouco difícil para caminhar e olhar com calma tantas opções.

elrastro

Opções, muitas opções. O Mercado começa na rua Ribera de Curtidores, na altura da Plaza Cascorro, onde as pessoas marcham em direção às inúmeras barracas. Há roupas (de primeira e segunda mão, mas muita roupa bonita), sapatos, lembrancinhas, antiguidades, discos, cartazes, bolsas, acessórios, livros, etc. Na Rua San Cayetano, que cruza a rua principal, é onde fica o espaço dos artistas, que expõem reproduções de obras de arte e até suas próprias obras. Mas também há outras ruas e praças que o Mercado invade, com isso não é difícil se perder em meio a tanta coisa.

O que faz, no entanto, o El Rastro não ser “mais um outro mercado” são algumas
peculiaridades que reparei. Primeiro, e mais evidente, é onde o Mercado está localizado. O bairro La Latina merece uma visita demorada e muito bem aproveitada – é um dos elrastro3meus bairros favoritos e de muita gente que conheço aqui. Depois de ir ao Mercado vale super a pena estender o dia explorando as ruas de La Latina e seus arredores, como por exemplo o já falado aqui Lavapiés. Inclusive as próprias ruas onde ficam o Mercado são bem bonitas, com edifícios com uma arquitetura bem interessante. Outra coisa boa é que enquanto você caminha por lá é bem fácil de achar lojinhas vendendo os famosos bocadillos, que são uns sanduíches recheados bem típicos no país. Os mais famosos são de jamón (já que estamos falando de Espanha), queijo ibérico e de salmão. E por último, não pude deixar de notar nos músicos que por lá estavam. Havia uma banda de jovens tocando jazz, uma menina com seu violão, um velhinho armado de sua sanfona… a variedade de músicos era bem diversificada, e em cada ponto do passeio eu me deliciava com um pouquinho de música.

foto1

De modo resumido o El Rastro é uma síntese de música, bocadillos, lembrancinhas típicas e tudo mais que você puder imaginar (mesmo) no incrível bairro La Latina. É um lugar que “yo, que tú” colocaria na listinha do que não perder em Madrid.

elrastro2

 

foto2

 

Fotos por Fernanda Miranda e Justine Aillaud

Fernanda Miranda

Recém-formada em jornalismo e editora do Não Só o Gato. Ama história em quadrinhos, os textos da jornalista Eliane Brum, as trilhas sonoras dos filmes do Woody Allen e azeitonas.

More Posts

Comentários