Assuntos

Rua Avanhandava: o oásis em meio ao caos

por Fernanda Miranda, 18 de novembro de 2013
,

Dia desses conversando com um amigo, comentei que eu achava que era uma pessoa que conhecia relativamente bem a minha cidade. Disse a ele, convicta, sobre as minhas inúmeras andanças pelos muitos bairros, casas, bares e cafés localizados em diferentes regiões daqui. Mas São Paulo, como cidade que gosta de impressionar seus moradores pelas beiradas, me mostrou com uma bela de uma rasteira que a “desbravadora” aqui não dominava sequer a área não muito distante de onde ela sempre morou. Santa ingenuidade!

Digo isso porque descobri um lugar incrível próximo à minha casa, graças a uma lista que saiu há algumas semanas no site Glamurama, da Uol. Em resposta ao guia americano de viagens “U. City Guides” – que elegeu São Paulo a nona cidade mais feia do mundo – , o site brasileiro nomeou os nove lugares mais bonitos da capital paulista. Fui logo abrindo esta lista, já pensando que ela estava incompleta desde a sua concepção. Escolher os nove lugares mais charmosos em SP é tão absurdo quanto reduzir as infinitas belezas do nosso planeta em sete maravilhas. Como assim, SETE? Vamos combinar que não, né gente?
Mas bem. Abri a tal lista. E a foto de capa logo mostrava um lugar que não reconheci. A imagem revelava uma rua cheia de árvores, chafarizes e luzinhas coloridas enfeitando o “céu”. Na legenda da foto estava escrito: “Com suas luzinhas, a rua Avanhandava é sem dúvida a mais charmosa de São Paulo. Travessa da rua Augusta, é quase um oásis em meio ao caos”. Depois de ler isso, e já muito curiosa, arrastei na mesma semana o meu namorado para conhecermos o tal lugar merecedor do título de “rua mais charmosa da cidade”.
av1
Chegando lá, me apaixonei. A Avanhandava é um trecho da cidade completamente à parte se comparado com a situação das outras ruas. E poderia, quem sabe, servir de inspiração a todas essas outras. A rua tornou-se linda e bem cuidada como é hoje graças ao investimento do empresário Walter Mancini, dono de oito empreendimentos no local. Mancini revitalizou aquele primeiro quarteirão da rua sem o apoio do poder público. Bom para seus negócios, mas também bom para nós, por que não? Sua mais famosa casa seja talvez a pizzaria Famiglia Mancini, um enorme casarão localizado logo na entrada da rua, esquina com a Martins Fontes.
Naquela noite, diante de tantas opções, acabamos optando por ficar no restaurante Madreperola. O restaurante, mais um empreendimento da família Mancini, é uma aposta para quem curte um cardápio com diversas opções de frutos do mar. A decoração também é “à la playa“: quando sentei em uma mesa na calçada, ao lado de um belo de um chafariz, e rodeada por outras mesas com pessoas animadas conversando, não pude deixar de associar aquele local a Búzios, litoral do Rio de Janeiro.
av2
Sei que provavelmente muitos de vocês já devem ter ido nesta rua. Mas acho importante falar de um lugar visto pelos olhos deslumbrados de quem descobre algo novo. Tenho certeza que existem muitas outras ruas tão especiais quanto essa pelos cantos, e é exatamente isso que faz São Paulo ser uma cidade tão única e especial. E pra você? Qual é a rua mais charmosa da cidade?
Fotos por Adolfo Martins

Fernanda Miranda

Recém-formada em jornalismo e editora do Não Só o Gato. Ama história em quadrinhos, os textos da jornalista Eliane Brum, as trilhas sonoras dos filmes do Woody Allen e azeitonas.

More Posts

Comentários