Assuntos

Host NSG: Gabriel Garcia Márquez na Virada Cultural

por Heitor Botan, 16 de maio de 2014
, ,

“Muitos anos depois, diante do pelotão do fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo”. Impossível não reler essa frase e pensar no quanto ela mudou o curso da literatura mundial, mas também a minha vida. Quando li ‘Cem anos de solidão’, percebia que essa frase, de uma maneira ou outra, antecipava que eu iria ler os livros de uma maneira diferente, iria ler o mundo de uma maneira diferente. E foi assim que Gabriel Garcia Márquez inspirou mais um então estudante de jornalismo. A Virada Cultural de 2014 começa exatamente um mês após o falecimento de Gabo. E, como se em uma homenagem ao escritor colombiano, o Host NSG Especial Virada Cultural monta um roteiro que o escritor adoraria participar, mas que também pode ser uma forma dos fãs se reconectarem com a essência de Garcia Márquez. Palco Arouche Surpreso com a minha primeira opção de programa? Pois bem: perguntasse a Gabo qual era o seu cantor favorito e ele responderia: Nelson Ned. Ele mesmo, o cantor que muitos conheciam apenas por ser anão ou um expoente da música brega, era um dos artistas favoritas de Garcia Márquez. E por isso, nada mais justo que começar pelo palco mais kitsch da virada, por onde vão passar, apenas na noite de sábado, Peninha (to me sentindo muito sozinho), Rosanah (como uma deusa) e Kátia (não está sendo fácil).

ChocQuib Town No Sesc Pompeia, atrações irão destacar as periferias latino-americanas. À 0h, o grupo colombiano ChocQuib promete mesclar música de rua e de origem camponesa. Seria a oportunidade de Gabo se reaproximar da vida e da comunidade das periferias de seu país de origem.

Programação de saraus na Ladeira da Memória Uma das certezas é que Gabo e eu passaríamos muito tempo na Ladeira da Memória, na região do Anhangabaú. Lá estarão reunidos os artistas que frequentam os saraus da cidade, e cada coletivo irá reunir os melhores contos, poemas e poesias. Durante toda a virada, diversos grupos irão se apresentar, como o ‘Sobrenome liberdade’, às 4h de domingo.


VEJA TAMBÉM,  NO NOSSO ESPECIAL VIRADA CULTURAL, AQUI:

O chefe inglês Jamie Oliverhttp://www.naosoogato.com.br/host-nsg/host-nsg-jamie-oliver-na-virada-cultural/

A bonequinha de luxo Holly Golightly: http://www.naosoogato.com.br/host-nsg/host-nsg-holly-golightly-na-virada-cultural/

E a filha da Beyoncé e do JAY Z, a pequena Blue Ivy Carter:http://www.naosoogato.com.br/host-nsg/host-nsg-blue-ivy-carter-na-virada-cultural/

Heitor Botan

Heitor Botan é jornalista por formação, relações-públicas por vocação e publicitário por opção. É interessado por música, filmes, livros, ciência, artes, design e explorar lugares novos. Não começa o dia sem um pão na chapa e um suco de laranja e não começa nenhuma conversa com pessoas que olham como loucas e falam ‘você TEM QUE...’.

More Posts

Comentários